terça-feira, 24 de julho de 2012

Galinha ao Catupiry do Seu Ozi

por Berenice, Priscila e Sebastian

O meu pai era casa cheia. A maior alegria do Seu Ozi era reunir a família em torno de uma mesa. Ele acreditava que a comida era a maneira ideal de manter os entes queridos unidos.

Não se contentava com o tradicional churrasco aos domingos, inventava também receitas como o “Dobrotó” (dobradinha + mocotó) e a famosa ”Galinha à moda índio”, iguaria muito complexa, que acabou virando lenda na família, por ser muito comentada e nunca executada.

A "Galinha ao Catupiry" era uma de suas especialidades e é a nossa receita escolhida para a nossa janta de hoje. uma homenagem ao meu querido pai, uma pessoa extremamente agregadora, carinhosa e amorosa.

Bom Apetite!


Galinha ao Catupiry

Ingredientes: (6 pessoas)
3 kg de peito de frango
1,5 kg de tomate
1 kg de cebola
1 copo de vinho branco seco
Noz moscada
Alho
Sal
1 pimentão verde
1 embalagem de queijo “catupiry”
1 copo de requeijão cremoso
1 pacote de creme de ervilha
Leite

Modo de preparo:
Preparar um vinha d’alho com a cebola, o alho, o pimentão, vinho branco, noz moscada e um pouco de sal. Deixar marinando por 12 horas. Após, cozinhar em uma panela até o frango ficar em ponto de desfiar. Retirar o frango e desfiar. Com o restante do molho colocar o tomate picado e o frango desfiado. Deixar reduzir um pouco e em seguida colocar em um pirex. No liquidificador colocar o catupiry, o requeijão cremoso e um pouco de leite. Vá colocando o creme de ervilha aos poucos e vá provando para não salgar de mais. Essa mistura deve ficar cremosa, e não aguada. Colocar por cima do frango e levar ao forno pré-aquecido a 200º por 40 minutos.
Servir acompanhado de arroz branco, batata palha e salada.




Minha filha Priscila criou uma salada especial para harmonizar com o nosso prato principal:

Salada da Pris.

Folhas verdes
Tomate em cubinhos
Cenoura ralada
Cubos de queijo empanados
Nozes
Cogumelo Paris salteados com manteiga.




Já meu genro, Sebastián, também conhecido como “Merco” preparou a sobremesa, uma receita do bistrot oriental onde trabalha: a Cocada Thay.

Cocada Thay

Ingredientes:
500g de côco ralado
50g de manteiga
600g de açúcar
8 ovos (de preferência colonial para ficar bem amarelinha)

Modo de preparo:
Misturar o côco com açúcar e em seguida acrescentar os ovos. Misturar bem até ficar homogêneo.Levar ao forno pré-aquecido a 170º por 15 min. Tirar do forno, misturar com manteiga e levar ao forno por mais 15 minutos.
Servir acompanhada de sorvete de gengibre.



domingo, 15 de julho de 2012

Paella

Por Carlos Alberto de Oliveira Fraga e
        Gladis Soares Fraga


Seguindo a vocação agregadora das reuniões da família Azzi, o encontro desta semana foi realizado na casa dos Fragas, família integrada pela união entre Fernanda Azzi e Guilherme Fraga, reunindo todos com o objetivo comum de fomentar e celebrar a convivência em família.

Menú:
  • Paella
  • Salada de alface americana, brócolis, queijo minas e figo
  • Sobremesa de escondidinho de maçã





Paella

Ingredientes:
½ xícara de azeite
2 cebolas
6 dentes de alho
300g de camarão
300g de lula
300g de mexilhões
330 polvo
300g de filé de peixe cortado em pedaços
1 sache molho de tomate
1 colher de sopa de páprica
1 colher de sopa de açafrão
500g de arroz parbolizado
100g de ervilhas
1 pimentão vermelho
700g de caldo de peixe
Sal

Modo de Preparo
Dourar no azeite individualmente o camarão, a lula, os mexilhões e o polvo. Reservar.  Fritar as cebolas picadas e o alho. Acrescentar o molho de tomate e os frutos do mar, juntamente com o filé de peixe, ervilha e o arroz. Dissolver a páprica e o açafrão em um copo de água e adicionar; acrescer o caldo de peixe e sal a gosto.  Por pimentão fatiado e tampar a panela.

Escondidinho de maçã

Ingredientes:
3 maçãs fatiadas
1 lata de leite condensado
3 ovos

Modo de preparo:

Untar o prato e a forma com as maçãs fatiadas. Misturar o leite condensado com as gemas e cobrir as maçãs. Levar a forma ao forno por aproximadamente 15 min.. Após, bater as claras com para merengue cobrir o creme de leite condensado e levar ao forno para dourar.