segunda-feira, 28 de maio de 2012

Comida de Galpão


O cardápio do encontro de hoje poderia entrar no gênero criado pelo nosso amigo Magro, como Comida de Galpão.

Raridade de se saborear, o Claiton e a Susana ofereceram a família um Carreteiro de Costela de Porco, trabalhado com grande habilidade pelos nossos anfitriões.

Não são todos os índios que sabem preparar tão bem esta iguaria, típica da rude vivência campeira.

* Também registramos nesta noite a reivindicação de uma ala dos conviveres da família para que constasse registrado neste Blog a participação dos integrantes da Família Souza, da qual pertencem a Berenice (matriarca), Priscila, Sebastian (na qualidade de agregado), Gabriel e Larissa (agregada).

Registramos que tal petitório encontra-se sob judice do Clã dos Azzi, para inclusão do patronímico Souza aos anais dos encontros.

Ainda, exercendo sua função agregadora, unimos nesta noite de celebração a Família dos Fragas, representadas por Carlos Alberto e Gladis, reunindo assim Azzis, Souzas, Fragas, e todos que se identificarem com esta Grande Família.



Cardápio de Hoje: 
  • Couvert de salame, copa, queijos Gorgonzola, Provolone e mozarela, azeitonas e picles.
  • Principal: Carreteiro de Costela de Porco acompanhado de salada de alfaces com molho especial de mostarda, nozes e mel.


Para o Carreteiro de Costela de Porco:

Ingredientes:
3 kg de costela suína
2 cebolas brancas
4 dentes de alho
6 xícaras de arroz
Salsa
Azeite de Oliva.

Modo de Preparo:
Corte a costela suína em pedaços, guiando-se pelos ossos. Frite na panela com uma colher de azeite e acresça com uma colher de sopa de açúcar para dourar a carne. Junte a cebola e o alho picados. Se secar a panela, acrescer água. Cozinhar por uns 30 min. Junte as 6 xícaras de arroz e 12 xícaras de água. Tempere com sal a gosto. Quando secar a água, juntar um pouco da salsa e da pimenta moída, misturar e cobrir com o restante da salsa picada para servir.


Molho da salada:

2 colheres de sopa de molho de mostarda
1 colher de sopa de leite
Uma colher de sopa de mel
Nozes picadas.
Misturar os ingredientes e servir com salada de folhas verdes.


domingo, 27 de maio de 2012

Galinha Despenteada


por Hilka Jussara



Não, não é um plágio àquele outro galinácio muito famoso, Global, feito na televisão pelo D’ Gravatinha Borboleta.

Esta receita, apesar de algumas semelhanças, não possui a mesma origem nem se cruza com a outra, mas o toque especial da cozinheira rendeu muito elogios e repetições no ultimo encontro da família.

Ingredientes:
3 Kg de Sobre-coxas de frango desossada cortada em cubos
4 dentes de alho
600 g de molho de tomate
Pimenta do reino
Sal
Batata palha
2 copos de requeijão

Modo de Preparo:
Tempere o frango com pimenta do reino e sal e frite com os dentes de alho picados. Acrescente o molho de tomate e cozinhar com a penela sem tampa, para o molho não ficar muito liquido. Colocar em uma fôrma refratária o molho de frango, cobrir com batata palha e requeijão por cima. Levar o forno para gratinar por 15 minutos.

Acompanha arroz branco, canoinhas de cebola, brócolis, couve-flor e cenoura.





MATAMBREANDO

por Claiton e Susana





Sabe aquela camada de carne mais fibrosa que fica junto da costela e que normalmente é separada, pois se assada junto com a costela fica duro como uma sola de sapato? Este é o Matambre, que para muitos é descartado junto da limpeza da carne, mas que em mãos habilidosas transforma-se em uma iguaria única de ser apreciada.

Há historias que os colonizadores espanhóis quando chegaram à America dispensavam essa parte da costela em suas refeições e davam-na aos escravos para “matar la hambre” (matar a fome, em espanhol).

Bueno, desta vez o Claiton e a Susana mataron la hambre da família com um delicioso Matambre Recheado com molho de tomate, acompanhado de polenta mole, arroz e salda de vagem. De sobremesa, pudim de ricota feita pela Su.

O Matambre recheado foi comprado no Marcado Gallas, na cidade de Canela/RS, mas como se diz que pai é quem cria, os legítimos créditos pela preparação do prato devem ser dados ao Claiton e a Susana.





Pudim de Ricota 
por Susana

Ingredientes:
1 ricota
1 lata de leite condensado
1 lata de leite
2 colheres de farinha de trigo
4 ovos
2 colheres de margarina

Modo de Preparo:
Bater tudo no liquidificador.
Assar 1h30 fogo baixo ou fazer em "banho maria".

ARROZ DE CARRETEIRO

por Hilka Jussara

Desta vez, o encontro da família foi na casa da Dona Hilka Jussara, onde as habilidosas mãos da anfitriã brindaram a todos com mais uma receita típica da culinária Rio-Grandense: um autêntico Arroz de Carreteiro, feito em panelão de ferro (e que senhor panelão este), o que confere um sabor especial ao prato (diga-se de passagem, panela de ferro é excencial para fazer este prato.), além do tempero especial e o esmero na sua preparação, resultando em uma refeição maravilhosa a todos.

Arroz de Carreteiro

Ingredientes:
3 kg de Coxão de dentro
Cebola
Alho
Tomate
Alho-poró
Pimenta do reino
Ovo picado
8 xícaras de chá de arroz

Modo de Preparo
Refogar a cebola, o alho e o tomate. Acrescentar a carne cortada em cubos e o alho-poró. Corando a carne, acrescentar o arroz e a água até secar.
Servir com o a salsa e ovo picado.

Serve 11 pessoas.