terça-feira, 24 de julho de 2012

Galinha ao Catupiry do Seu Ozi

por Berenice, Priscila e Sebastian

O meu pai era casa cheia. A maior alegria do Seu Ozi era reunir a família em torno de uma mesa. Ele acreditava que a comida era a maneira ideal de manter os entes queridos unidos.

Não se contentava com o tradicional churrasco aos domingos, inventava também receitas como o “Dobrotó” (dobradinha + mocotó) e a famosa ”Galinha à moda índio”, iguaria muito complexa, que acabou virando lenda na família, por ser muito comentada e nunca executada.

A "Galinha ao Catupiry" era uma de suas especialidades e é a nossa receita escolhida para a nossa janta de hoje. uma homenagem ao meu querido pai, uma pessoa extremamente agregadora, carinhosa e amorosa.

Bom Apetite!


Galinha ao Catupiry

Ingredientes: (6 pessoas)
3 kg de peito de frango
1,5 kg de tomate
1 kg de cebola
1 copo de vinho branco seco
Noz moscada
Alho
Sal
1 pimentão verde
1 embalagem de queijo “catupiry”
1 copo de requeijão cremoso
1 pacote de creme de ervilha
Leite

Modo de preparo:
Preparar um vinha d’alho com a cebola, o alho, o pimentão, vinho branco, noz moscada e um pouco de sal. Deixar marinando por 12 horas. Após, cozinhar em uma panela até o frango ficar em ponto de desfiar. Retirar o frango e desfiar. Com o restante do molho colocar o tomate picado e o frango desfiado. Deixar reduzir um pouco e em seguida colocar em um pirex. No liquidificador colocar o catupiry, o requeijão cremoso e um pouco de leite. Vá colocando o creme de ervilha aos poucos e vá provando para não salgar de mais. Essa mistura deve ficar cremosa, e não aguada. Colocar por cima do frango e levar ao forno pré-aquecido a 200º por 40 minutos.
Servir acompanhado de arroz branco, batata palha e salada.




Minha filha Priscila criou uma salada especial para harmonizar com o nosso prato principal:

Salada da Pris.

Folhas verdes
Tomate em cubinhos
Cenoura ralada
Cubos de queijo empanados
Nozes
Cogumelo Paris salteados com manteiga.




Já meu genro, Sebastián, também conhecido como “Merco” preparou a sobremesa, uma receita do bistrot oriental onde trabalha: a Cocada Thay.

Cocada Thay

Ingredientes:
500g de côco ralado
50g de manteiga
600g de açúcar
8 ovos (de preferência colonial para ficar bem amarelinha)

Modo de preparo:
Misturar o côco com açúcar e em seguida acrescentar os ovos. Misturar bem até ficar homogêneo.Levar ao forno pré-aquecido a 170º por 15 min. Tirar do forno, misturar com manteiga e levar ao forno por mais 15 minutos.
Servir acompanhada de sorvete de gengibre.



Nenhum comentário:

Postar um comentário